sexta-feira, outubro 10, 2008

Gasjacking

Este texto escrito já há algum tempo assim como todos publicados com a data de hoje e por isso está já um pouco desactualizado e desenquadrado com a situação actual, mas não ainda demodé.

Hoje estava a ver televisão, e falavam sobre o carjacking, ora como arranjar gasolina, ou ter dinheiro para abastecer não tarda a escassear, eu pensei hummm.. o mais certo é o carjacking evoluir para o gasjacking, ou seja o sequestro de gasolina, já imagino os meliantes e capuz e mangueira na mão e garrafão de 5lt ou bidon, de arma empunhada a gritar para o automobilista: - Vá meu, abre o depósito e nada de gracinhas, JÁÁÁ.
Depois de efectuado o furto e já com o bidon cheio, ou não... desaparecem estrada fora de bicicleta, a alta velocidade... aparece a policia(um acaso fortuito) em perseguição dos bandidos, no entanto indo de carro não os conseguem apanhar, e porquê, pergunta-se, eu imagino que eles não pudessem fazer uma perseguição muito longa, visto o preço da gasolina estar cara, e o orçamento da esquadra só permite um depósito de gasolina por carro mensalmente.
Outra situação que prevejo(sim, porque tenho uma costela de Nostradamus) é, os assaltantes de bombas de gasolina, passem a assaltar as mesma, mas não queiram saber do dinheiro, "-Epá!(enquanto apontam a faca ao funcionário) Atesta bem essa merda, senão..." atestam o depósito, uma garrafa de litro e meio(neste negócio não vale a pena ser ganancioso, pois anda difícil para todos), e fogem a abrir, mas não muito(visto a preciosidade da carga) porque o carburante está dispendioso, e não compensa gastar tudo na mesma estrada.
Antigamente o carro era um objecto de luxo, uma futilidade e uma coisa dispendiosa de se ter, não era qualquer pé rapado que podia comprar um, na década de 90 generalizou-se e tornou-se num objecto do dia-a-dia, em mais um meio de transporte, e não mais do que uma forma de afirmação social(bem ainda é, mas hoje é muito mais democrático possuir um carro), no tempo presente toda a gente pode comprar um carro, por mais simples que seja, o que já não é tão simples é atestar, isso sim nos dias que correm é um verdadeiro luxo, já vi carros que valem mais do dobro com o depósito cheio, o meu caso, tenho um Renault 5, comercialmente não vale muito, menos de 20cts(provavelmente 50€, ou nem tanto), já me vejo a tentar impingir(facto totalmente fictício, pois não me quero desfazer dele) a um energúmeno, - Olhe pode comprar o carro está impecável, tem poucos kilometros(da segunda volta do conta km...) só peço 150€! ao que retorque o sujeito: - 150€!!??? Mas isso trás o quê, ouro??? e eu digo: -Não não trás, mas tem um depósito cheio: -Ahhh pronto assim já nem discuto!
É verdade meus amigos, dentro em breve difícil não vai ser o comprar carro, será sim é pôr-lhe alguma gasolina(ou gasóleo) para fazer uns kilometros.
Por isso os "Fangios" do futuro em vez de discutirem quanto deram nos carros, em vez do antigo: -Ena meu, chavalo ontem dei os 240, na ponte.
Vão passar a dizer: -Sou mesmo bom, na semana passada com 250€(leia-se depósito com 50lt cheio) fiz quase 800km no meu Saxo GTI Turbo.

Como se costuma dizer, mudam-se os tempos mudam-se as vontades, e os hábitos também... é a vida.